“Não sou favorável à doação de órgãos”: mas, se fosse você a necessitar de um transplante, seguiria pensando assim?

(atualizado em maio de 2018)
Não sei se já notaram, ou se recordam, mas na carteira da OAB, essa que tem o “chip” (o cartão), existe um campo (lado inferior esquerdo – do que não tem foto) os dizeres: doador de órgãos e tecidos – embaixo dele, SIM ou NÃO.  Uma ou outra escrita dependerá da tua resposta ao ser questionado, no momento da inscrição na Ordem, e pela primeira vez.  

Pelo menos foi assim comigo, mas isso já faz muito tempo, no entanto, ainda hoje, após minha transferência para outra Seccional a carteira seguiu constando o belo e orgulhoso SIM que dei no passado (há 14 anos) - neste último caso, não foi uma coisa que me consultaram, apenas reescreveram o que já havia...(ainda bem)!


Carteira OAB doador de órgãos


Bom seria se houvesse uma lei que determinasse a escrita dos dizeres do parágrafo anterior e a obrigatoriedade de uma resposta para eles. Essa mesma lei deveria considerar válida, juridicamente, a resposta, fosse ela qual fosse. Dessa forma, não haveria nenhuma necessidade de autorização familiar para retirada de órgãos e tecidos do indivíduo com morte encefálica. 

Evitaria a morte definitiva dos tecidos e economizaria tempo no pedido de autorização familiar quando a resposta documental (antecipada) fosse o SIM!
Infelizmente não é assim, essa lei "utópica" não existe, além do mais muita gente ainda tem receio de doar, não se sabe o porquê! 

Uns dizem que se trata de “convicção religiosa”, outros tem receio que retirem seus órgãos mesmo com vida, por interesse financeiro; já alguns não aceitam doar pelo simples egoísmo. Não sei qual o pior tipo (minha opinião)!
Imagine que fosse você ou alguém que ame muito a necessitar de um transplante; seguiria com o mesmo pensamento egoísta que vigora hoje? 

Acredito que não!
A meu ver não existe coisa mais humana e saudável que ser  doador - só comprova que a pessoa é desprendida, altruísta e valora o bem estar do próximo. 

Ao sair dessa vida deixando um pedacinho de si em um corpo distinto é, acima de tudo, um grande alento; ou saber que um pedacinho de quem amamos segue vivo em outro corpo, é quase como ter novamente a pessoa ao nosso lado –  imagino a doação de órgãos dessa maneira.



Números

Apesar da taxa de doadores ter subido de 2013 para ca, ela ainda ficou abaixo da meta proposta pela associação em 2014, que era de 15 por milhão. Além disso, o índice está longe da alcançar o objetivo de 20 doadores por milhão pessoas até 2017.

...E não alcançou; os índices apenas subiram um pouco, principalmente na região do norte/nordeste que estava abaixo da média; hoje, Pernambuco é líder em transplante de córnea e cresceu em 50% o de rim; sem falar que passou a ser o 3º do Brasil em transplantes geral.

Mesmo assim, como puderam notar acima, o índice brasileiro de pessoas por milhão continua abaixo da média; para se ter uma ideia, na Espanha, considerado o país que mais registra transplantes, a taxa é de 37 por milhão.
De acordo com Lúcio Pacheco, presidente da ABTO, a má distribuição das equipes que realizam transplantes pelo Brasil pode ser uma das respostas a esta dificuldade.
Segundo o Ministério da Saúde, que coordena o Sistema Brasileiro de Transplantes, há mais de mil equipes preparadas para realizar cirurgias distribuídas pelo Brasil e 400 unidades prontas para atuarem nessa área.
Mas para Pacheco, há uma concentração desse tipo de mão de obra no Sul e Sudeste e quase nenhum ou nenhum no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “Enquanto em São Paulo há 20 equipes para realizar cirurgias de fígado, o que é muito, em Minas Gerais há apenas 3. Em outros estados mais longes, não há”, explica.

Rejeição das famílias



Os Estados onde os familiares menos autorizam doação de órgãos no Brasil são:Goiás, 82% de negativas, Sergipe 78% e no Acre 73%.  Dentre os que mais aceitam e autorizam o transplante, em primeiro lugar está o Ceará, mas, infelizmente não tem uma boa estrutura hospitalar.

No sou favorvel doao de rgos e se fosse voc a necessitar de um transplante seguiria pensando assim
IMIP - doação de órgãos
E dizem que o Brasileiro é solidário. 

Que tipo de solidariedade é essa que impede as pessoas de doarem, inclusive, o que não necessitam mais? 

Pensem bem: não é preferível doar todos os órgãos do corpo que saber que serão comidos pelos vermes ou incinerados?

É preciso reverter essa situação de negativa com mais campanhas educacionais, que mostrem à população o que é a doação de órgãos, explicar a morte cerebral e tirar dúvidas relacionadas ao sistema de transplantes.
É importante entender a doação de órgãos como um papel da sociedade civil. Hoje você pode não estar precisando, mas no futuro, você pode ir para a fila de espera”, concluiu Lucio Pacheco, presidente da ABTO em entrevista ao G1. Globo SP, por Eduardo Carvalho.

Aproveitaremos para acrescentar algo sobre a doação de medula.

Segundo as últimas notícias, a doação de Medula passou a ser "gratificada"; agora, quem não quer pagar inscrição em concurso (ou não pode, por falta de recursos), poderá pedir isenção baseando-se na Lei 13.656/2018.

Uma das mais fantásticas Leis da atualidade; ao tomar conhecimento, comemorei muito!

Agora, se a pessoa não quer doar, mas não é hipossuficiente (para ter isenção e quer ter), pode passar a ser doador - geralmente o povo no mundo (e no Brasil não é diferente) só funciona com recompensa - seguramente essa lei vai funcionar bem!

Eu, por outro lado, apesar de não ser um "mimo" de pessoa, tenho orgulho de ser doadora já há algum tempo, e só não fui antes por "preguiça" de me dirigir ao banco de medula (REDOME - Instituto Nacional do Câncer).


REDOME, doador de medula
Veja uma das campanhas que ABTO  realizou e realiza em setembro de todos anos (esta é de 2015).

A Associação Brasileira de Transplantes de órgãos realiza anualmente no mês de setembro a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, em apoio à LEI Nº 15.463, de 18 de Junho de 2014, que Instituiu o mês da doação de órgãos, denominadoSetembro Verde”. Assim sendo ABTO institui, em 2015, a Campanha “Brasil Verde”, iluminando os principais monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras. Confiram quais estados e monumentos participaram:
# Acre
Palácio Rio Branco
# Alagoas Monumento Teotônio Vilela Memorial à República Secretaria da Saúde
# Amazonas Teatro Amazonas
# Bahia Hospital Dom Pedro Alcântara # Ceará Casa Amarela do Instituto Dr. Jose Frota
# Espírito Santo Ponte da Passagem Catedral Morro Penedo Prefeitura Municipal de Vitória Palácio Anchieta Pedra da Cebola Torre de transmissão Jesus de Nazaré Monumento Imigrante Italiano HPM- Hospítal da Polícia Militar Cruz do Papa Pier Iemanjá
# Goiás
CRER - Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo IPASGO HGG UNIMED Assembleia Legislativa HUGO

*Conheça dos blogs de Direito: Divulgando Direitos e Diário de Conteúdo Jurídico
# Maranhão Câmara dos Vereadores
# Minas Gerais Obelisco Santa casa de BH Cidade Administrativa do Governo do Estado Cristo Redentor de Juiz de Fora Sede dos Correios
# Mato Grosso do Sul Obelisco
# Pará Tribunal de Justiça do Estado Hemocentro Hemopa
# Paraíba Outdoor no shopping
# Paraná Jardim Botânico Hospital Municipal de Foz do Iguaçu
# Pernambuco Caixa d'água do Alto da Sé Monumento da integração em Petrolina. Prefeitura Municipal de Petrolina
# Piauí Ponte Estaiada
# Rio de Janeiro Cristo Redentor
# Rio Grande do Norte Prefeitura de Natal Pórticos dos Reis Magos Ponte Newton Navarro
# Rio Grande do Sul INSCER - Instituto do Cérebro Ministério Público do Rio Grande do Sul Assembléia Legislativa do RS Ordem dos Advogados do RS Estádio Arena do Grêmio Secretaria da Saúde de Caxias do Sul Secretaria de Turismo de Canela Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves
# Rondonia Catedral de Porto Velho As Três Caixas d'Água
# Santa Catarina Ponte Hercílio Luz Catedral Metropolitana
# São Paulo Ponte das Bandeiras Monumento das Bandeiras FIESP (dia 09/09)
# Sergipe Arco da Atalaia
No sou favorvel doao de rgos e se fosse voc a necessitar de um transplante seguiria pensando assim
ABTO - doação de órgãos

Fontes
G1. Globo SP e ABTO. Org
Autoria e Comentários: Elane F. de Souza OAB-CE 27.340-B
Foto/Créditos: sejadoadordevidas. Wordpress e blogdothame. Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *