Advogar é assim: apesar de não sermos médicos cobramos consulta, e é de Lei



O Senhor mdico Que bom saber poderia me dizer que mancha essa na minha pele
Consulta Jurídica (fonte imagem desconhecida)
Qualquer Advogado, especialmente o iniciante, sabe o quão difícil é convencer o cliente de que ele precisa pagar pelo tempo e resposta do Profissional! 

Não entendem que a atividade realizada pelo Advogado, de receber clientes, tirar dúvidas, consultar Códigos, Decisões, Jurisprudências dá trabalho e leva tempo - sem falar nos custos de concluir uma Faculdade (com livros, cópias, congressos, etc); seria fantástico se todos percebessem isso, afinal quase nada nessa vida é de graça!

DEIXANDO CLARO: para a classe advocatícia não existe, "posso fazer só uma perguntinha"?

Infelizmente é só nos apresentarmos como profissionais do Direito que logo vem uma "enxurrada" de questionamentos relacionadas a algum Direito da pessoa que fala, do amigo, do vizinho, do tio, da irmã, etc; como se a nossa consulta fosse CONVERSA DE BUTECO e/ou ao ar livre, e pior; como se tivéssemos a obrigação de saber de tudo - quando não temos a resposta somos "Advogados de meia tigela"; por outro lado, quando pedimos para a pessoa se dirigir a nosso escritório em horário comercial falam que é só uma "perguntinha", uma curiosidade "besta" e nada mais!

Outra coisa que deveria ficar claro é: NENHUM ADVOGADO SABE TUDO; para isso existe as especializações e até as aptidões - ou você se consulta com um otorrino para saber como vai a saúde do coração?


Consulta paga é só a do médico!
É lastimável, mas é esse o pensamento de 99.9% da população que necessita de algum esclarecimento jurídico.
No Ceará, na região metropolitana onde trabalhei até pouco tempo era, e segue sendo assim! Grande parcela dos Advogados que exercem a profissão por lá, e tem escritório estabelecido em algum edifício ou rua, o que se aconselha é colocar informativo na porta com os seguintes dizeres: “cobramos consulta”.  Faça isso ou corre o risco de não receber e ainda perder o potencial cliente quando, no início ou término dela, disser que a consulta será cobrada.

A pessoa geralmente leva um susto como se fosse coisa de outro mundo e, quase sempre, se nega a pagar por ela ou negocia o valor na inclusão do contrato de serviço que será prestado pela resolução do problema no judiciário.  Isso, quando não sai “bufando”, e jamais voltamos a vê-lo!
Não sou uma Advogada famosa, muito menos rica; de momento, sequer tenho escritório estabelecido pois estou envolvida, quase que exclusivamente, com concursos públicos – todavia, já possui dois. Um em Cuiabá onde colei grau e outro na região metropolitana de Fortaleza; mas, ao final percebi que a minha “vibe” sempre foi ser servidora pública, apenas procrastinei tentando a vida na Advocacia privada; no entanto, tem sido muito difícil "crescer" profissionalmente!

Quando vejo que a pessoa é escassa de recursos parto para o trabalho gratuito e só recebo do Estado se logro êxito, além disso dou atenção demasiada, não consigo impor limites e acabo recebendo chamadas até durante a madrugada; e todos sabem que ao agirmos dessa forma corremos risco de perder a fama de “mercenários” e isso não é bom para os negócios (só uma piada😂😂😃😃😃😃).

Por outro lado tenho uma certa ética: amo o Direito penal mas não defendo quem, supostamente, praticou crimes como (Pedofilia, Feminicídio, Estupro seguido ou não de morte e assassinato de familiar, idoso ou não, para recebimento de herança). 
Outro fator que me faz crer estar "empacada" é que a maioria dos clientes pensam que Advogado não dorme, não come, não viaja e não fica de férias.  Para eles nós temos que responder a tudo pelo telefone, email e agora WhatsApp; acreditam que não é preciso se dirigir ao escritório (e usam disso para se esquivar do pagamento da consulta), o que é uma falta de respeito.

Além do mais querem saber, por tudo, quanto tempo durará o processo como se fôssemos nós a julgá-lo.  

- Acaso é difícil entender que somente propomos a ação, quem julga é o juiz??  O tempo de duração de um processo dependerá sempre da demanda do Estado, Município e da quantidade de Juízes na comarca - e é claro da agilidade deles; portanto, não nos coloque a culpa, por uma demora, que não temos.
Outra coisa importante que deviam saber antes de criticar: Imagine que você tenha um sobrinho ou tio que seja pedreiro, construtor, engenheiro; você iria pedir para ele construir o um“puxadinho” de graça só pelo fato de ser parente?  Acredito que não! Portanto, faça o mesmo quando for solicitar serviços advocatícios a alguém da família.
É importante se ater ao fato de que, por mais dolorosa a resposta que o Advogado der a respeito de uma consulta ela pode ser verdadeira. Ele está, apenas, procurando ser honesto contigo (a maioria de nós somos).
- Há alguma possibilidade de você se livrar solto após ter violentado e matado uma criança? 

A resposta de um Advogado honesto seria: em havendo provas convincentes da autoria e materialidade, com o julgamento, você, certamente, será condenado; pode até ser que o profissional consiga atenuar a pena por alguma “artimanha”,😛 digo, brecha da lei que será usada em seu favor – mas, condenado, por mais ou menos anos, ahh, isso sim - será..., quem disser o contrário quer apenas os honorários (opsss...falei - Desculpe); não existem milagres, existem excelentes Advogados que conseguem atenuar a pena de um criminoso dessa monta e, até juízes e agentes carcerários que facilitam a vida do preso; mas milagres não!

Portanto, não desacredite quando disserem que você será condenado; sair procurando por respostas agradáveis quando elas são, claramente, desagradáveis só conduz clientes incautos a “boca do lobo”, acredite!
Para exemplificarmos melhor: Imagine que você tem um câncer já em metástase, constatado por 3 exames distintos em distintos laboratórios.  É viável procurar cura nos Estados Unidos, pagando uma fortuna, que você sequer tem?  Não creio! 

Para quem acredita em Deus é melhor ajoelhar e rezar, porque, só por um milagre alcançaria a cura. Pagar tratamentos caríssimos e dolorosos leva a uma morte mais rápida, gastará o que tem e o que não, quando poderia deixar de herança para aqueles que ama e estarão ao lado até o fim – um médico mercenário não merece mais que nossa família!
Advogados que dão “diagnóstico” de liberdade quando está na cara que será prisão fazem o mesmo. Só querem o dinheiro do cliente, pois sabem, de antemão, que o caso não tem solução, no máximo o estendimento do processo até o Supremo, no final o que poderá conseguir são alguns poucos anos a menos de cárcere!
O Senhor mdico Que bom saber poderia me dizer que mancha essa na minha pele
Portanto, caro cliente, aja da mesma forma que agiria ao conhecer um médico. No máximo peça o cartão do Advogado que acabou de conhecer, para, só depois se dirigir a ele com aquela “duvidazinha” que você acha tão simples de resolver, no entanto não consegue sozinho sem a ajuda de um profissional da área.  

Da mesma forma que eu devo aprender a advogar e atender (cobrando pelos meus serviços) você também deve aprender a ser cliente e não “pedinte”.

Fica a dica para os clientes sem noção!

Autoria: Elane F de Souza OAB-CE 27.340-B (ao copiar ou compartilhar favor citar a fonte)
Foto/créditos: INK 361


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *