"Coach de vida"; ou simplesmente 'Coach' de algo - quem são?

Coach significa nada mais que treinador (em inglês), pessoas que antes da década de 1980 cuidavam apenas do treinamento de seus atletas; a partir de então, o mundo corporativo 'apossou' da palavra e transformou ela em uma forma infinita de ganhos!


Coach de verdade - por pixabay grátis - edição Cotidiano diverso
Como já dissemos, antes de 1980 era só um treinador de atletas e/ou possíveis atletas;  no entanto, após aquele ano, além do mundo corporativo, das grandes empresas, muitas outras finalidades surgiram - inclusive algumas ditas Escolas Internacionais de formação de Coach's - que até fornecem diploma e se dizem únicas e verdadeiras na formação desses "profissionais" (cada uma se diz única)!

Segundo um artigo publicado no El País Brasil, há algumas dessas escolas que sequer exigem formação média do futuro "profissional", quanto mais superior!

O que esses futuros "profissionais" fazem,  FARIAM um Nutrólogo, Personal Trainer, um Modista ou Estilista;  Nutricionistas, Psicólogos, Terapeutas, Psicoterapeutas, Economistas, Administradores, Contadores, Filósofos, etc (só depende do que, ou de QUEM, o contratante necessita). 

Isso, sem falar que nos últimos tempos acrescentaram uma tal da P.N.L (Programação Neurolinguística), uma forma de embelezar, fazer UPGRADE no nome Coach (só no nome, mas nada tão significante em se tratando de resultado), apenas meditações, palavras positivas e uma tentativa de mudança interna do ser (cerebral, ou seja, cognitiva), somadas a algum entusiasmo para a vida sem graça que levamos! Assim, como clientes, ficamos "nas nuvens", achando que tudo é muito fácil, no final só acabamos com menos dinheiro no bolso! 
Escolas de formação de Coach - imagem pixabay gratis; edição Cotidiano diverso
Mas, depois disso, infelizmente nada muda porque ninguém arrasta ninguém pelos braços, ninguém nos força a sair da zona de conforto em que vivemos - mesmo que usassem uma arma seria difícil nos mover deste lugar 'gostoso' chamado "zona de conforto" - só mudaremos o dia que quisermos, e por nós mesmos ou porque foi impossível seguir na tal 'zona'!  Então, para que gastar com ensinamentos que nós naturalmente já conhecemos, só ainda não saímos porque o conforto é maior que o desconforto de sair e lutar!

Agora, para intrigar um pouco mais, você gostaria de entender o que faz um 'Coach de vida'!? 

Eu também - há tempos que venho tentando! 

O "milagre do coach"
Costumo pensar sobre isso da seguinte forma: se você, que é o dono da própria vida, já é adulto e tem as faculdades mentais sanas, para que precisa de um COACH DE VIDA?  Quando você mesmo não sabe viver adequadamente, se sua família e a escola foram incapazes de fazer você um cidadão de bem e 'apresentável' perante a sociedade (uma pessoa vencedora de obstáculos), o que um COACH de vida - alguém que talvez não tenha nenhuma formação superior (das citadas acima, por exemplo) poderia te ensinar? 

Da sua vida, das suas lutas internas e fracassos externos, da sua angústia e ansiedade, só você, com ajuda de um profissional habilitado conseguirá "resolver" ou amenizar o prejuízo - e não será um Coach, a não ser que, ademais dessa denominação ele seja um Psicólogo, Psicoterapeuta e na 'pior' das hipóteses, talvez o que o eventual cliente necessita seja medicação e acompanhamento Psiquiátrico!

Todavia persigo na crença de que, para viver a própria vida, você é a melhor indicação!

Entretanto, sigo meditando: mesmo que esse tal Coach seja um expert em oratória e contextos de vida, se o Coachee* for uma pessoa deprimida, ansiosa ao extremo ou tiver alguma dificuldade de relacionamento ela deveria procurar um profissional da Psicologia, um Terapeuta ou até um Psiquiatra - não uma pessoa que simplesmente decidiu se denominar COACH DE VIDA a partir de um cursinho de 3 dias ou, tanto faz, seja 150 horas!

Essa conversa de Coach de vida parece mais com a dos "apóstolos, pastores e bispos" que vendem um discurso, baseado em um livro escrito por homens iguais a ele e que jamais poderão comprovar o que afirmam (qual seja - uma vida após a morte, mas com a condição de você pagar o dízimo que eles, insistentemente pedem e insinuam o inferno, para quem não pagar).

Assim, você que paga para um COACH de VIDA ensinar você a viver a própria vida, está caindo no mesmo conto! Esforce, seja você mesmo - não se deixe levar por discursinhos de "meia pataca"; os dos 'pastores, bispos e apóstolos' só mudam a vida deles mesmos, e para muito melhor (vide as mansões, helicópteros e a vida de Rei que levam, indo e voltando do exterior). 

Enquanto isso você segue pobretão, talvez até desempregado ou com alguém doente na família, mas por ser fiel (um crente de verdade) sente-se na "obrigação" de pagar o dízimo porque eles (os líderes religiosos) afirmaram para você que quem não paga rouba de deus e não alcançará o paraíso (e você acredita)!

Não comprem milagres, tampouco vida melhor em outro lugar que pode não existir (o agora é o único certo que se tem). 

Milagres, tampouco existem, nem mesmo dentro de um templo de qualquer culto você está livre de morrer - quando for destino desabar, ou incendiar-se em cima de centenas de fiéis (por causa de um raio ou cometa, supostamente "enviado por esse deus que crêem"), todos dentro irão sucumbir, e ponto!  

O puteiro ao lado, se for para prosperar, ficará ileso, sem uma 'CHAMUSCAdinha'!

Pensem nisso e cuidem da própria vida (o primeiro passo de um líder de sucesso é humildade perante os liderados); quanto ao resto o que posso dizer é: gaste o seu suado dinheiro e tempo com o que vale a pena. Palavras bonitas e incentivadoras de outros indivíduos são caras; você mesmo, com muito esforço ou nem tanto, pode fazer da sua vida algo melhor sem precisar pagar nada a ninguém!

Pensem nisso e sejam felizes!
Boa sorte!
Por Elane F. de Souza - Advogada, autora e Administradora dos seguintes Blogues:
Divulgando Direitos;
Diário de Conteúdo Jurídico;
Diário de Conteúdo Jurídico no JusBrasil (DCJ);
Diário de Conteúdo Jurídico no facebook e
O canal DCJ no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *