Quer conhecer ou vai se mudar para Portugal? "Navegue" aqui, que eu te ensino

Parece que foi ontem, mas lá se vão onze anos desde o dia em que decidi acompanhar uma amiga em uma jornada, rumo à Lisboa, capital de Portugal. 



Era 2007, precisamente maio, primeira quinzena do mês - primavera daquele ano; ainda fazia um friozinho para pessoas como eu e minha amiga (nascidas em Cuiabá, no Mato Grosso - uma das capitais mais quente do Brasil).


em Guimarães PT - julho 2007)
Elane Souza (em Guimarães PT - julho 2007)




Antes disso, desembarcamos no Aeroporto Internacional de Madrid, chamado Adolfo Suárez (mais conhecido como Barajas).  Fizemos isso porque sequer tínhamos ideia do que era o melhor a fazer.  



Imagine, duas mulheres e uma criança (filho dessa amiga), desembarcando em um dos maiores aeroportos do mundo - sem falar quase nada de Espanhol - apenas o "portunhol", comum entre os brasileiros que dizem entender e falar espanhol, mas nunca ter estudado ou ido à escola para, verdadeiramente, aprender.



Hoje, se fosse imigrar (e pela primeira vez), trataria de buscar toda informação possível para não passar pelo que passei e gastar o que gastei.



*Primeiramente não viajaria de Ibéria (apesar de ser uma das melhores empresas de aviação da Europa, juntamente com a TAP, é também uma das mais caras escolhas).



*Não faria o trajeto Brasil/Madrid/Lisboa - iria em vôo direto à Lisboa ou Porto - quem não sabe falar nada de espanhol, com mais razão deve fazer essa escolha.



*Não compraria bilhete aéreo em agência de turismo - hoje sei que isso é coisa para amadores.



*Antecipadamente pesquisaria tudo sobre o país para onde iria imigrar - na internet, no youtube, há uma infinidade de brasileiros que vivem pelo mundo, mostrando a vida em cada cantinho do planeta! Eu, no entanto, ainda prefiro os artigos escritos - sei que as pessoas gostam mais de vídeos; mas, os textos de páginas especializadas no assunto imigração, são melhores, há mais detalhes nas explicações (vale a pena a leitura - façam um esforço)!


*Outro conselho que daria é: procure saber qual a região ou cidade mais indicada para o que quer fazer ou para (simplesmente viver e desfrutar) com a família. Tenha em conta do que e de onde irá retirar o sustento (se trabalhará ou montará um negócio próprio e de quê); se tem filhos em idade escolar; verificar a existência ou não de hospitais na região. Se prefere frio ou calor, mar ou interior; cidade grande ou pequena.


*E falando sobre hospitais e exames - um alerta: Portugal não tem um sistema como o SUS (que apesar de ser ruim ainda funciona e é de graça); em Portugal você, especialmente imigrante que não trabalha e não contribui com Assistência Social, pagará MAIS por consultas e exames. Os medicamentos, nas farmácias, também serão mais caros que para alguém que contribui. Isso funciona assim por causa do custeio (se você não ajuda a custear a A.S. terá que pagar mais por ela que quem contribui).  Mas não se preocupem, em urgência ou emergência, será atendido como em todo lugar - depois ficará com a conta!  Pior seria imigrar para os EUA e ter que pagar uma fortuna por todo E QUALQUER atendimento médico!  Ahh, os valores das consultas e exames são bastante "simbólicos" quando comparados aos mesmos (particulares) realizados no Brasil


*Aconselho, também, que assim que chegarem, procurem retirar toda a documentação própria de imigrante e, quando possível, o visto de trabalho ou outro que permita viver em Portugal de forma "permanente" e legal.  Essa segunda opção é para quem possui mais recursos (certamente deverá comprovar que pode viver no país sem trabalhar ou trabalhando e contribuindo com negócio próprio).


A minha experiência em Portugal se deu durante os quase 5 anos que vivi em Lisboa e "turistei" pelas outras regiões do país.  Voltei ao Brasil final de 2011; mas enquanto vivia em Portugal conheci praticamente todas as regiões e especialmente as maiores cidades.  Trabalhei pouco e vivi muito! (rsrsr) Assim, seguramente estou apta a indicar a todos os que desejarem imigrar ou "turistar" (ou os dois, como eu fiz), qual, ou quais os melhores caminhos seguir!

Também estudei (aprendi Espanhol e quase terminei um mestrado de Direito Empresarial), sem falar que "descobri" e também aprendi sobre os melhores e mais saborosos vinhos da Europa!

Galícia-Santiago de Compostela (ES) agosto 2007
Elane F. Souza em Galícia-Santiago de Compostela (ES) agosto 2007

Dúvidas?  É só digitá-la no campo de comentários abaixo ou adquirir o nosso manual (um guia para "imigrantes turistas" AQUI).

A todos um grande abraço e se for imigrar - BOA SORTE!

Por Elane F. de Souza (Advogada e autora deste e de outros blogs - os demais são do nicho Direito).

Imagens/créditos: da própria autora em 2007








Um comentário:

  1. Compare their 토토사이트 RTPs with these of the non-progressive video games above and you will notice why half in} for a jackpot just isn't all the time greatest choice|the only option|your best option}. The slots with the most effective odds are the video games with the best Return to Player . While you can to|you presumably can}'t be sure to|make certain to|remember to} win at these slots each time you play and you'll't inform when these slot machines are ready to hit, these are the ones with the most effective slot machine odds.

    ResponderExcluir

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *