8 de junho de 2018

Dica para jovens!

Abram os olhos!

A vida passa "num estalar de dedos", com ela se vão sonhos e momentos importantes que nunca mais voltarão - sobrarão lembranças e saudades; algo que você só conseguirá desfrutar quando olhar fotos ou vídeos da época e, mesmo assim, dependendo da pessoa, será difícil se identificar com a imagem que vê (eu, por exemplo, já estou assim)! 
Recife 2018
Elane hoje (2018)
Svizzera (Suíça) 2008
Elane
ontem (2008)










É uma sensação estranha você se olhar e não se ver! Tentar sentir o que sentiu e não sentir! É quase como olhar fotos de outra pessoa!

AÍ SURGE A DÚVIDA: 
Isso é normal ou seria uma fase pré-Alzheimer?  Espero que não - e, se sim, não me faz graça nenhuma! 

Perder o juízo deve ser uma das coisas piores que existem; antes a morte!

Portanto, voltemos a falar sobre viver e agarrar oportunidades

Outras oportunidades, iguais ou não as que foram perdidas, poderão surgir - há que aproveitá-las; há que agarrá-las com unhas e dentes pois, quanto mais tempo passar, mais sem significado ficarão os sonhos que porventura conseguir realizar!

*Curso de Serviço Social para Concursos AQUI!*Curso de Psicologia para Concursos AQUI!*Material Completo para Exame da OAB Aqui!

Imagine que você só consiga colar grau em um curso superior, que sonhou a vida toda, quando tiver 65 anos ou mais?  Claro que não será perda de tempo, afinal, foi o que sempre quis; no entanto, de que lhe valerá um curso superior obtido aos 65 anos?   No máximo, se tiver sorte, saúde e muita disposição, conseguirá trabalhar 5 anos na profissão e depois terá que se aposentar!

Portanto, meu conselho de pessoa com 49 anos é: seja feliz, divirta-se muito fazendo coisas saudáveis; mas NUNCA, nunca na vida, deixe de estudar e batalhar para conseguir o que deseja profissionalmente; afinal, apesar de parecer sem importância, uma vitória tardia, muitas vezes tem sabor de derrota!  Isso é verificado, inclusive, pela justiça brasileira e foi dito pela primeira vez por Rui Barbosa: "A justiça atrasada não é justiça; senão injustiça qualificada e manifesta"!

Todo mundo já teve notícia de alguém que foi preso inocentemente e só após longos anos é que a justiça conseguiu reconhecer o erro!  Acreditam que após 5, 8, 10 anos perdidos dentro de uma fábrica de fazer "meliante" (como são os presídios brasileiros), a pessoa sairá feliz - mesmo indenizado?  

- Claro que não, né?  

Nada paga perder anos de vida encarcerado!  A liberdade ainda é um dos bens mais preciosos do cidadão, sem falar que, quando isso acontece, o nome também vai parar na lama!

Outros casos de justiça tardia já foram verificados no Brasil. Exemplos são certas solicitações de aposentadoria, que levam anos para serem concedidas, ou "ações emergenciais" de pessoas buscando tratamento médico (urgente) pelo SUS. Alguns desses pedidos até foram concedidos - no entanto, era tarde demais!

Na vida, geralmente, tudo se dá da mesma forma! Temos que batalhar, "correr atrás" do que gostamos e do que acreditamos que nos fará feliz, o quanto antes! Se acaso nos equivocarmos de nossas escolhas ainda dará tempo de recomeçar sem muitas lamentações.

E não se esqueçam: "nada" é melhor que uma juventude bem vivida, desfrutada com responsabilidade e sabedoria - quando for assim, não anseie que ela passe rápido; aproveite para fazer escolhas de futuro com calma; analise as opções com cuidado dobrado! 

Conselho: com relação ao trabalho prefira o que dê mais felicidade que dinheiro - no final, entenderá que a profissão escolhida não passa de um divertimento e a remuneração é apenas consequência! Pior coisa é chegar aos 50 e só aí perceber que errou!

Para encerar vale a pena citar um ditado popular que diz:  "Cavalo encilhado não passa duas vezes em nossa frente"! Assim que, se acaso passar na sua, não duvide em MONTAR (eu duvidei - esperei que outro passasse e estou até agora à espera)!


Um comentário:

  1. Interessante, gostei muito das dicas e conselhos!

    ResponderExcluir

Faça um comentário ou envie uma pergunta

NEWSLETTER - SUBSCREVA

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner