Seja um empreendedor de sucesso em qualquer área!

Nossa, que chamada esse título! 

Parece até capa de livro de auto-ajuda ou que tem como finalidade "ensinar" pessoas a empreender - Todavia, e infelizmente, é uma das maiores falácias que existem!

Faça a seguinte pergunta: Todo mundo nasceu para cantar, jogar futebol, pintar, desenhar, atuar, dançar, compôr, tocar esplendidamente algum instrumento? 

- Não, né?

Então, como é que ainda acreditamos nessa de que precisamos empreender, ser patrões de nós mesmos; ter a nossa própria empresa, fazer nosso tempo e espaço? 

Minha gente, conto de fada é coisa de criança; adultos que perdem tempo acreditando em promessas milagrosas tendem a se decepcionar, e muito!

Existem pessoas que nascem para empregado e o fantástico disso (de muitas delas), é que são conscientes (prestam concursos públicos, especializam; uns, inclusive, chegam a fazer doutorado para administrar o que é dos outros, mas não se aventuram empreendendo). 

Isso sim é consciência! Saber até onde se pode chegar e de que forma chegar!
Trabalhar por conta própria
Empreendedorismo

Não é um fracasso profissional trabalhar para os outros ou para o Estado, pelo contrário; imagine que todo mundo resolvesse empreender - quem trabalharia para os empreendedores? 

O bom da vida (sempre) continuará sendo a diversidade de oportunidades e de talentos - uns nascem COM, outros nascem SEM; mas nem por isso os primeiros são melhores.

Tem gente que o talento dela é ser empregado, ser subordinado, ter tarefas para fazer sozinho ou em equipe e odeia ter que mandar, exigir, administrar e até pedir - essas pessoas geralmente trabalham para empresas ou organismos governamentais e sempre são considerados empregados exemplares. 

- Isso é ruim? 

Claro que não; como já dissemos, se essas pessoas não existissem, o que seria dos empreendedores natos? 

O mundo é uma cadeia de talentos que sempre existirá - se você é um talento para ser empregado, não vá na "onda" (não caia nessa) do sucesso via empreendedorismo, pois isso não é para você!

Nem todo mundo pode tudo, e da mesma forma, nem todo mundo tem perfil empreendedor - as pessoas precisam ter senso de realidade.

Como diria Sócrates (ou Tales de Mileto): "conhece-te a ti mesmo"!

O certo é, primeiro, conhecermos a nós mesmos, dessa forma não nos deixaremos levar pelas falácias que tentam impôr, diariamente, via "time line", caixa de correios virtual, nossas mães, nossos amigos, nossos inimigos, etc.

Só você sabe o que é melhor para você; só você sabe qual é o seu talento - status e dinheiro não trazem felicidade (algumas coisas fugazes, sim); no entanto, se ainda for um jovem, no futuro entenderá, principalmente se fizer a escolha profissional equivocada, influenciado pelo que os outros acreditam que seja o melhor para você! 

A história de que todo mundo pode tudo, é mirabolante - olhe ao redor e diga, com toda sinceridade: acha mesmo que todo mundo pode tudo ou quer (apenas) parecer uma pessoa otimista e de boa vibe perante os que te rodeiam?


Acredito que, no caso em questão, senso de realidade vale muito mais que o adjetivo otimista e o substantivo vibração! 

Essa é a minha conclusão, qual é a tua?

Também temos um perfil no JusBrasil

Um comentário:

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *