"DESIGN EMOCIONAL": o mundo é dos mentirosos

Estava lendo um artigo sobre marketing digital e me deparei com um artigo sobre "design emocional" e pensei: "o mundo é dos mentirosos e espertos, não tem jeito não"!

Para ser um excelente vendedor, um expert em vendas, se você não "mentir" ou mascarar a verdade sobre o produto (o objeto a ser vendido), nem que seja um pouco, você não conseguirá ser esse profissional que esperam (não generalizo, mas quase digo: FATO)!  

Depois que me meti a criar conteúdo para internet, ser afiliada de alguns produtores digitais e "publisher" de meus próprios produtos, venho notando, ainda mais, essa falibilidade humana dos profissionais de vendas e de criação.


O tal "design emocional" de que falei anteriormente é só mais uma manobra dos criadores de conteúdo (desta feita, dos publishers), das pessoas que fazem, que constroem produtos digitais para venda (e-Books e aulas virtuais, por exemplo).  Esse processo "emocional" tem como finalidade encantar o potencial cliente ou manter o já cliente do conteúdo.  

- Mas, como isso é feito?

O criador enfeita o produto, de tal forma (para agradar a visão) que no final das contas o conteúdo nem precisa agregar muito valor; nem precisa ser efetivamente bom, nem resolver o problema proposto inicialmente.  

A pessoa compra, e mesmo assim não se sente enganada - afinal, estava tudo "muito bonitinho", muito bem estruturado; imagens perfeitas; estúdio e processo de envolvimento agradável - "valeu a pena adquiri-lo"!  

Design emocional


RESULTADO: a pessoa é enganada e nem se dá conta disso!

Talvez, até exista no mercado (na mesma plataforma), outros produtos muito mais inteligentes, e que resolveria, de verdade, o problema da pessoa - mas, infelizmente o autor não sabe "encantar"; acha que ensinar a resolver o que propõe é o suficiente - SÓ QUE NÃO!  

Hoje, pelo visto, é mais útil encantar pelos olhos e fazer graça que resolver o problema das pessoas (dos alunos, dos clientes).


Quando digo que o mundo é dos mentirosos, o que quero dizer com isso?

Aí, meu amigo, é só dar uma "olhadinha" no mundo que não vai ser difícil entender:

* Qual político (no Brasil, pelo menos) ganha eleição sem enganar os eleitores?

* Quantas vezes compramos "gato por lebre", via internet, porque fomos enganados pela "bela publicidade"?  E depois, o pós venda é um fracasso; ninguém mais atende, nem dá satisfação aos questionamentos do comprador (já vendeu mesmo - "que se lixe quem comprou" - decerto pensam assim)!

*Qual líder religioso não exagera no discurso para arrebanhar "ovelhas" e conseguir mais dízimos?  
Às vezes, até se utilizam de promessas de uma vida melhor e cura de doenças que, tem certeza que não virá (afinal, eles mesmos, quando doentes, vão a bons hospitais)*171 do CP, será isso?!

* E os bancos, por meio dos banqueiros e bancários - esses são experts em "empurrar" serviço, sempre com promessas mirabolantes de ganho que nunca concretizam, nem irão concretizar (ainda cai quem é inocente - eles, no entanto, nunca deixarão de tentar).

* Quantas vezes nos deparamos, ou ouvimos falar de alguém que apresentou CURRICULUN falso; com Mestrados e Doutorados que não existiam, tampouco existem?  Pois é, na política e na Administração pública (por contratos de confiança) está cheio de gente com especialidade e diploma de, sei lá o quê, sem nunca ter entrado numa Faculdade.  Felizmente, para entrar por concurso, quando exige título, ele é devidamente apresentado e com autenticação (já, para cargo e função de confiança, NÃO - mas deveria).

* E advogados que prometem ganho de causa sem ter a menor ideia de como será o pronunciamento do juiz (alguns, sequer conhecem a "linha" seguida pelo magistrado - pois não o conhecem); na maioria das vezes não sabem qual será o magistrado a atuar na ação. Isso acontece sempre quando a cidade é de grande porte; há dezenas atuando na mesma jurisdição e no mesmo tipo de Vara. 

Portanto, não dá para afirmar ao cliente quando será a decisão, tampouco de que forma essa ação será julgada - "temos todas as provas em nosso favor, assim, 'POSSIVELMENTE', ganharemos; se não for dessa forma, recorreremos"!  Isso sim, deve ser dito.  

Caso seja uma ação sem futuro, sem nenhum nexo, sem provas, algo difamatório e protelatório - não se deve aceitar; dar esperanças de ganho então, deveria estar fora de cogitação. Entretanto, como em todas as demais categorias, a Advocacia está cheia de profissionais sem ética!

E haveria muito mais para citar sobre mentirosos e "enganadores de elite" - gente que cresceu e se tornou alguém usando da omissão da verdade; muitas vezes da mentira, que é ainda mais grave!

Quem quiser deixar um comentário sobre alguém que conhece ou ouviu falar ser um tremendo mentiroso, mas foi por isso que conseguiu fama e dinheiro - seria interessante para acrescentar ao tema.

Boa semana a todos! 
Por Elane F. de Souza (Advogada, autora deste e de outros blogs de Direito)
Imagem por pixabay






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *