Recife - Pernambuco, saiba mais sobre essa bela e receptiva capital!

Que tal conhecer um pouco mais da Capitania Hereditária que deu certo?  Trata-se de Pernambuco, "Estado" criado pelo Rei Português, inicialmente como Capitania Hereditária em 1534 e doada a Duarte Coelho Pereira em 1535 para que este a pudesse administrar e fazê-la progredir.

As Capitanias foi um sistema de administração da Colônia adotado pelo Rei de Portugal D. João III em 1534 que só foi extinto de vez em 1759 pelo Marquês de Pombal. Tratavam-se de grandes faixas de terra que iam do litoral ao interior e tinham como finalidade colonizar o Brasil, proteger e assegurar o território além poder usufruir de suas riquezas.  Infelizmente não funcionou muito bem. Apenas a Capitania de Pernambuco e São Vicente (hoje, SP) prosperaram.

Mas por que apenas essas duas prosperaram?  

Alguns historiadores dizem que as faixas de terras eram muito extensas, as terras eram inóspitas e os recursos não eram suficientes.  

A maioria dos donatários eram da baixa nobreza, mesmo assim preferiam retornar a Portugal e viver suas vidas por lá do que enfrentar um "turbilhão"de dificuldades em terras desconhecidas e de lucratividade duvidosa.

No entanto, a capitania de Pernambuco prosperou com a cana de açúcar.  Durante muito tempo suas terras foram as mais ricas e produtivas de toda a Colônia.  

À princípio sua sede administrativa foi Olinda e seu Porto; mais tarde, Recife, anteriormente denominada "Arrecife dos Navios", em 1537 passou a ser o principal Porto administrativo dessas terras. 

Faziam parte da Capitania o que hoje chamamos de Paraiba, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e até parte do Ceará e Bahia.  Infelizmente, onde há riqueza há conflito: Pernambuco foi palco de grande parte dos conflitos no Brasil, na época do Brasil Colônia e Império - tanto entre senhores de engenho e comerciantes portugueses quanto entre esses e a classe operária (do campo).

Apesar de ter sido implantado, em 1549, outro sistema administrativo para a Colônia (chamado Governo Geral), as Capitanias seguiram existindo pois elas eram hereditárias (pai para filho), foi isso que transformou o Brasil, durante séculos, em um país de latifúndios e desigualdades no campo.

"Brasil Holandês"

A primeira tentativa de invasão foi na Bahia, mas não deu certo, foram expulsos.

Em 1630 houve uma segunda expedição de militares holandeses; desta feita era alvo deles o Pernambuco e tiveram êxito. 

Durante alguns anos o nordeste brasileiro esteve sob o domínio holandês; em especial a região que ia do Sergipe ao Maranhão - estabelecendo sede administrativa em Olinda.

Em 1637 a Holanda enviou para o Brasil o corsário Maurício de Nassau para administrar as terras "recém conquistadas" dos portugueses.  Ele trouxe consigo um "batalhão" de engenheiros e arquitetos para estruturar a cidade à sua maneira (nos moldes europeus).  Felizmente, para alguns e infelizmente para outros, o domínio holandês durou apenas 14 anos, e apenas 7 com Maurício de Nassau.

*FELIZMENTE: muitos, especialmente os de então, acreditavam que foi o melhor; afinal, as terras foram conquistadas pelos portugueses, portanto deviam ficar com eles - era "direito deles".

*INFELIZMENTE: muitos, especialmente os povos de hoje, crêem que o Brasil deveria ter sido, definitivamente, dominado pelos povos holandeses - quiçá não estaríamos assim (corrupto e abominável); no entanto nunca saberemos; trata-se mais de uma hipótese preconceituosa relacionada ao domínio "massacrante" de nossa gente (indígenas) pelos portugueses. 

Em 1654, após muitas guerras e conflitos, os portugueses latifundiários e colonos conseguiram expulsar os holandeses do Brasil com ajuda da Inglaterra, esta, teve como moeda de troca, benefícios na exportação e importação (impostos mais baixos, até em comparação com os "impostos" da coroa portuguesa).

Infelizmente, com a expulsão deles de nosso território deixamos de evoluir um pouco mais; quer queiramos ou não, Maurício de Nassau evolucionou a cidade deixando-a, também, mais bela e confortável.

HOJE, turismo e belezas da capital Pernambucana

Quem nunca veio a Recife e Olinda e gosta de história está perdendo.  Recife é uma das capitais mais antigas do Brasil, tem a primeira Universidade de Direito (está em Olinda, fundada em 11 de agosto de 1827 por D. Pedro I; por isso o Dia do Advogado nesta data). 

Nos referimos a ela como se fosse Recife porque faz parte da região metropolitana, além do mais, alguns anos depois foi transferida para a capital, no prédio, belo e também histórico, na praça Dr. Adolfo Cirne (imperdível a visita). Nelas, estiveram estudando os mais importantes e históricos Ministros dos Supremo que o país já teve, além de grandes nomes do Direito.


Primeira faculdade de Direito do Brasil
Universidade Direito Olinda 1827
Universidade de Direito Recife (após transferência de Olinda)

O turista que visita Recife e Olinda não pode perder a oportunidade de ir, além das belas praias, os seguintes locais:

1 - Museu do Estado de Pernambuco (ACERVO ECLÉTICO, fica na Av. Rui Barbosa, 960, Graças - Recife);

Image

2 - Parque da Jaqueira ( Rua do Futuro, 959 - Graças, Recife )

Image

3 - Marco Zero ( Cultura, História e gastronomia em um só lugar ) - Av. Alfredo Lisboa S/N Recife

img_alt
Recife, marco zero

4 - Museu da cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, S/N, São José - Recife)

Image


5 - Instituto Ricardo Brennand (IMPERDÍVEL, um dos melhores do Brasil), End. Alameda Antônio Brennand S/N São João, Recife (ligar antes para saber valor e qual dia gratis)

Elane no pátio do Museu Brennand 2014 
Image
Museu BRENNAND foto aérea 

6 - Parque dois Irmãos (Parque Farias Neves, S/N,  Dois Irmãos, Recife )
Image

7 - Parque Dona Lindú - (Jardim Botânico do Recife - Rodovia, BR 232 - Curado, Recife)  Muito legal!
Image

8 - Memorial Luiz Gonzaga, ou museu cais do sertão (Rua Pátio de São Pedro 35, São José - Recife)

Resultado de imagem para museu luiz gonzaga
Memorial Luiz Gonzaga PE

9 - MAMAM - Museu de Arte Moderna ( Rua da Aurora, 265 - Boa Vista - Recife)


10 - Olinda (a cidade é um museu a céu aberto) - está bem próx. a Recife, região metropolitana da Capital - LINDA e imperdível - para quem curte carnaval é a capital do frevo,...lá se encontra, também, o museu do frevo que deve ser visitado, sem falar nos bonecos gigantes.

Resultado de imagem para fotos de Olinda pe
Olinda-PE, "a linda"!
Resultado de imagem para museu de arte moderna aloísio magalhães

Assim termino minhas dicas TOP 10 de passeios, não esquecendo de mencionar que há muitooooo mais a ser visto. Recife é toda linda.  É considerada a Venezzia Brasileira por suas várias pontes ligando um lado ao outro da cidade.  Pontes antigas, preservadas e históricas; ao seu redor vários prédios antigos, hoje utilizados pela administração da Capital, e muito mais.  Ahhh, não esqueçam das belas praias e do rio Capibaribe.  

VENHA A RECIFE - esperamos por vocês de braços abertos!


Autoria, comentários e uma foto museu Brennand por Elane Ferreira de Souza (Advogada, autora e adm. deste Blog)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *