Kawai e os escravos virtuais!

A minha vida antes e depois do Kawai.

Há 5 anos eu entrei nessa rede social, era 2019, naquele ano havia comprado meu primeiro celular Huawei P20 PRO, até hoje tenho ele como segunda opção e segunda conta no kawai, por sinal uma excelente marca e um bom modelo até os dias de hoje.

Quando o comprei, estranhamente me apareceu, sem eu procurar, esse referido app de vídeos curtos como uma excelente opção para baixar no Huawei, então fui visitar ele na play store e vi que até já tinha boas avaliações. 

Pimba💣, BAIXEI!

Uma vez ele alí, baixado, eu comecei a usar, devagar, sem pressa, sem ambições!  Na verdade àqueles efeitos, que existiam, eram o máximo pra mim (em nível de 2019), então eu fazia alguns vídeos com os efeitos e compartilhava ou enviava pro facebook, ou outra rede qualquer.  

Só 1 ano depois, percebendo que o Tik Tok estava bombando em todas as minhas telas é que fui baixá-lo. As publicidades do app, "pulando sobre mim" no tablet, no computador e no celular "foi como um chamado" e acabei apaixonada, fisgada por ele, até hoje! Era início de 2020 e eu não queria ser a última a baixá-lo!😁  

Assim que cheguei me apaixonei e meio que abandonei o Kawai; no entanto ele sempre esteve no meu celular, nunca deletei a primeira conta. Ia e voltava pra ver novidades, mas naquele momento estava encantada com o tik tok e ficava mais por lá!

Houve um momento que o Kawai, percebendo que perdia pro tik tok, e até hoje perde, eles enviaram para mim e para muitos usuários, convite para participar de uma seleção de criadores (um projeto); disseram que fariam um treinamento e que todos que quizessem esse projeto deveriam permanecer em um grupo do whatsapp que eles criaram. 

Entrei, quando vi a quantidade de gente sem talento (desculpe😌) saí do grupo porque eu ainda Advogava e não queria misturar minha profissão com conteúdos estranhos e sem valor agregado.  

GRANDE ERRO, confesso; àquela história do "cavalo passar encilhado" e você deixar passar sem montá-lo; pois é, foi o que eu fiz!  Uma vez que, anos depois lembrei-me de certas caras que ali estavam e viraram fenômeno no kawai.  Muitas daquelas pessoas se tornaram famosinhas no kawai, ganharam muito dinheiro e atualmente fazem sucesso também no tik tok e you tube (e eu, até agora, na luta por tostões👵)!

Enfim, vamos pros fatos que agora me fizeram refletir acerca do tempo que passei e passo nessas redes sociais (nesses APPs de vídeos curtos).


KAWAI  NA  ATUALIDADE (2022 a 2024)


Há algum tempo o kawai vem produzindo, criando ou deixando postagens de cortes longos de notícias, filmes, animações, novelas, séries, etc; tudo pra ganhar engajamento; além dessas postagens que ferem direitos autorais o KAWAI deixava , pelo menos até meados de 2023, postagens de acidentes violentos e crimes, ademais disso dizem os criadores que são fãs de lives, que elas (as LIVES), durante as madrugadas, estão cheias de menores de idade e gente maior de idade fazendo live insinuando e/ou semi nuas.  Sendo que eles dizem ter políticas quanto a isso, mas eles mesmos não vigiam, não fiscalizam e deixam rolar soltas - (um dia desses eu mesma vi uma, de passagem, era uma mulher dançando e se insinuando em plena luz do dia - denunciei e a LIVE caiu)!


Ademais disso, desde 2022 que o kawai vem fazendo demasiadas campanhas! Uma atrás da outra! Nem bem acaba uma, de um nicho, lá vem outra do mesmo nicho...., e assim são com todos os nichos (VIDA, COMÉDIA, NOTÍCIAS, COMIDA, EDUCAÇÃO, ESPORTES, FILHOS, PETS, MODA, MOTIVAÇÃO, etc). A gente não tem paz, porque, raras excessões, quem alí está, em um nicho e em uma família a ideia é ganhar dinheiro, e se tem tarefa, OS ILUDIDOS (me incluo nisso😢😢) criam, criam, criam, até a exaustão e na maioria, quase absoluta das vezes, nada ganham! Só ficam na ilusão que, quiçá, na próxima serão vencedores.  É assim que o kawai se alimenta dos sonhos e da ilusão das pessoas para "escravisá-las" mentalmente.  Muitos nem querem fama, querem apenas ganhar o dinheirinho prometido pelo Kawai nas referidas campanhas diárias! 



A "escravidão mental/psicológica" que o kawai impõe a seus usuários é doentia. Certeza que não sou somente eu que me sinto doente e iludida. Eu já deixei meu trabalho oficial há anos, porque não coseguia sair de casa todos os dias, por problemas psicológicos (depressão e ansiedade); aí, estando em casa entrei em algo assim só fui me "matando" aos poucos - mas era o que havia e eu gosto de fazer, por isso fui seguindo adiante!  

A gente faz um trabalho interessante (na medida do possível), e nunca, mas nunca tem a visibilidade que merece! Não digo que sou TOP Criadora, no entanto, não estou, nem de longe ao lado dos piores - já vi muitos contratados e remunerados no kawai piores que eu porque quiçá são jovens e bonitas ou faziam dancinhas; hoje já não tem nicho de dancinha, mas elas fizeram fama e mudaram nicho!

Todavia também não é só isso de juventude, beleza e dancinha; há um complô dentro do kawai Brasil; não é possível que eu, particularmente, seja tão medíocre como criadora a nível do Kawai (se ainda tivéssemos falando de Tik Tok👀😁)!  

Algo há e deveria ser investigado. Não é possível que o kawai continue explorando o sonho dos brasileiros com promessas que nunca cumprirão!


Agora que já se estabeleceram aqui no Brasil, já patrocinaram a Fazenda e de momento o BBB, o dinheiro deles está ainda mais curto para pagar os iludidos, escravos e pequenos criadores, que são os que realmente alimentam o kawai na entrega de conteúdo. Por outro lado os que saem dos Realytis, já saem ganhando do Kawai com verificação e LIVES bombadas, os demais (ME INCLUO) só ilusão com as tarefas que nos são enviadas, juntamente com elas a "ilusão" de ganhos que nunca chegam!

O Kawai tem que parar de iludir as pessoas e de ser uma rede tóxica. Para eles um criador difamar um outro criador (é conteúdo) e é motivo para o vídeo bombar - o algorítimo é ralé ou a maioria dos usuários são de "baixa categoria" mesmo, só pode👀👀👀 - porque eles gostam de ver, clicam e assistem até o final, quero ver assistirem vídeos que agregam valor. Talvez por isso a maioria está satisfeita em ganhar centavos por dia, mas garanto que isso não é vida, é a ilusão do pobre sendo usado por uma plataforma milionária que deve acabar!

Pra finalizar, justifico este vídeo como um desabafo, mas também como uma denúncia de exploração dos criadores viciados no kawai, quiçá esperançosos com uma possível mudança de vida! Nisso tudo me incluo e lamento em estar neste estado deplorável de esperança e angústia ao mesmo tempo - as dores físicas e mentais e a ansiedade só pioraram desde que me esforço pra conseguir entregar ao kawai as tarefas que, em tese, poderiam me tornar uma criadora paga, mas só me vejo como uma "escrava voluntária"! Quiçá o Brasil faça com o Kawai o que fizeram com ele lá nos EUA, em Portugal e em outros países - baní-lo para sempre, assim a gente se desintoxica à força!

Pra quem chegou até aqui a minha gratidão, se puderem compartilhar, pra todos saberem o que é o kawai, ficaria ainda mais agradecida!
Abraço a todos
Sou Elane F. Souza - Advogada Aposentada, autora e adm.deste blog e dos canais no youtube @SouShorts e @Adv.ElaneFSouza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *