História de luta e um conselho realista

Quero que você se lembre sempre do que vou dizer:


VOCÊ NÃO PODE TUDO, MAS VOCÊ PODE MUITO!💓💥



Se hoje estou aqui, como médico, não foi porque tinha pais ricos ou pais médicos, foi porque lutei desde sempre por este sonho e não vivia na extrema pobreza, tinha o básico pra viver, era saudável física e mentalmente, tinha uma família estável, que sempre me apoiou, mesmo estudando em escolas públicas.




Com o meu esforço, com a minha dedicação consegui aprovação no chamado vestibular daquela época. 


Não fui o primeiro, tampouco estava entre os primeiros da lista de aprovados, mas estava nela, isso era o que me importava - afinal, uma vez aprovado estaria dentro da universidade federal fazendo o curso de medicina. 


Pra mim isso bastava, a partir daí daria o meu melhor, como sempre dei, e se no final do curso fosse aprovado era isso que importava porque eu estava superando a mim mesmo, não estava em uma competição olímpica, eu apenas queria ser o melhor médico de todos dentro das minhas limitações. E fui!


Realizei meu grande sonho, e nesta fase, na idade que estou posso dizer que fui um dos melhores do meu estado, quiçá do Brasil (em minha especialidade). Nunca competi com ninguém, a minha competição foi sempre comigo mesmo e me venci a cada dia.


Então, o conselho desse quase aposentado médico é: seja você o melhor que você puder ser dentro de suas limitações.


NUNCA ENGULA O DISCURSO QUE VOCÊ PODE TUDO! 


Às vezes, certos sonhos não são para nós e está tudo bem, por isso tenha sempre uma segunda, terceira ou mais paixões na vida. Se a primeira não for pra vc, passe pra segunda e assim sucessivamente. Existem coisas na vida que não dependem da gente, afinal foi o próprio universo que quis assim, não vai dar pra vc lutar contra ele. Quer exemplos?


Você sonhou em ser Coronel do exercito, mas ainda na infância teve poliomielite e ficou sem os movimentos da perna. Sinto muito, teu sonho acaba aí! 


Desde a infância vc vive dizendo que quer ser a nova Giselle Bundchen, no entanto, aos 13 anos seu médico disse que vc parou de crescer e está com apenas 1.58 de altura e com sobrepeso por causa de problemas de saúde e não consegue emagrecer, além do mais a única pessoa que te acha bonita é sua mãe, ninguém mais disse que você é linda. Se vc conseguir ser a modelo da loja do bairro já será uma vitória.


Você sonha em ser jogador da seleção brasileira, mas nasceu sem braços.   Aí vc diz:


- Não se precisa de braços pra jogar futebol!   AHHHH, NÃO???  Pergunte pra qualquer treinador e vc saberá do que digo!


Por isso sempre tenha mais de um sonho, tenha vários, eu tinha outros, mas por sorte nada me limitava a chegar onde cheguei.  Sonhos secundários podem também ser nomeados de plano B. 


Mais uma vez pergunte-se: Isso depende de mim?  Ou algo ou alguém me impede de chegar aonde quero?  Se a primeira resposta for sim, mas a segunda for não, quiçá seja o momento de vc partir pro sonho B.


Por Elane F. Souza (Advogada, autora e administradora deste blog e do Diário de Conteúdo Jurídico)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *