Antinatalismo, entenda um pouco

 

Antinatalismo é uma filosofia e ideologia que argumenta que não é moralmente correto ter filhos devido às consequências negativas que a existência humana tem sobre o mundo e sobre o próprio indivíduo.

 

Os antinatalistas argumentam que o sofrimento é inerente à vida humana e que trazer mais pessoas ao mundo apenas perpetua o sofrimento. Eles também apontam para os impactos negativos da população humana crescente sobre o meio ambiente, incluindo a degradação do meio ambiente, a escassez de recursos naturais e a perda da biodiversidade.

 

Alguns antinatalistas argumentam ainda que a decisão de ter filhos deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa dos futuros filhos e na conscientização de que a vida humana não é necessariamente uma benção. Outros, argumentam que a abstenção intencional da procriação é a melhor solução para o sofrimento humano e o impacto negativo sobre o meio ambiente. Evitando nascimentos economizaríamos sofrimento, porque, quem não nasce, não sofre; isso nunca quis dizer "aborto", porque, inclusive, em muitos países isso ainda é crime, queremos dizer apenas para não procriar, agir como se fôssemos estéreis.


Casal idoso - pixabay gratis, sem filhos melhor

No entanto, a maioria das pessoas e das instituições sociais considera o antinatalismo uma perspectiva controversa, e muitos argumentam que a vida é valiosa independentemente do sofrimento associado a ela. Além disso, a opção de ter filhos é vista como uma escolha pessoal e individual que deve ser respeitada.


Sobre o parágrafo imediatamente anterior, concordamos. Cada um sabe de sua vida, todavia não deixa de ser egoísta procriar sem saber do querer do ser vindouro. Não dá para colocar no mundo um ser humano apenas para o seu deleite de ter filhos, descendência, família e quiçá muitas vezes com planos de não acabar em uma velhice sozinha(o) e ainda poder ter um enfermeiro(a) no final da vida - o que é frustrante, pois a maioria dos filhos nascem para construir a sua nova família e, se você teve esse plano macabro para o(a) filho(a), quase sempre se decepcionará! No entanto, servirá de lição, não pra você que já estará no final de seus dias, mas sim para quem tiver a oportunidade de conviver contigo no teu final!

 

Enfim, no geral, o antinatalismo é uma filosofia controvertida e provocadora, que levanta questões importantes sobre a natureza da vida humana e do impacto da existência humana sobre o mundo.  Entretanto, é importante lembrar que essa perspectiva é minoritária e não é compartilhada por todos.


*Consiga mais seguidores pra suas redes sociais, quase de graça AQUI!

*Quer um cartão de crédito novo, mas não sabe qual? Veja seu SCORE AQUI, e espere avaliação de crédito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *