Interpretação de texto faz bem e conserva a "amizade"!

ANÚNCIO: ALUGUEL POR TEMPORADA


Alugo apartamento (inteiro) por temporada, na praia de Icaraí - Caucaia - CE (mapa localizador ao lado direito e fotos abaixo deste anúncio).

* 75 reais a diária para até 5 pessoas (EXCETO em alta temporada e feriados longos, que inclua final de semana - neste caso, consultar preço enviando email);

* não aceitamos crianças menores de 12 (exceto as menores de 2 anos e de colo);

*O apartamento é quase completo (FALTA ar condicionado e sinal wi fi);

*Não aceitamos animais de estimação;

*cobramos taxa de limpeza (de também, R$ 75,00) e caução no mesmo valor total das diárias (que fique claro - a caução será devolvida INTEGRALMENTE caso o apartamento esteja igual quando entrou);

*Só alugamos para 5 diárias ou MAIS;

* Não é hotel, e nem moramos próximos ao apto - logo, não podemos oferecer toalhas, roupa de cama e produtos de higiene pessoal (alugamos o apartamento com os móveis - o resto é por conta do hóspede);

OBS.: pessoas em cadeira de rodas, dificuldade de locomoção ou MUITO idosas não é recomendável (pois, não há elevador e está no 3º andar - 4º piso).

*Alugamos o apartamento inteiro por vez - mesmo que seja apenas 1 pessoa o valor da diária é o mesmo que para 5 pessoas.

*O referido apartamento também está para alugar por longas temporadas (de até 3 meses); neste caso, consultar preço mensal.
____________________________________________


PESSOAS QUERENDO ALUGAR:


  1. Eu queria ficar só dois dias, quanto você faz?
  2. Você tem ar condicionado em todos os quartos?
  3. Você podia mandar fotos - quero ver como são as camas?
  4. Olá, somos 4 adultos e 1 criança de 6 anos - daria para fazer um preço melhor?
  5. Quanto?
  6. Um dia só é quanto? 
  7. Final de semana é quanto?
  8. Eu só queria 1 quarto e quase não vou parar em casa (só vou dormir); quanto faz nesse caso?
  9. Onde fica isso? Moro em Fortaleza.

No Brasil não é fácil vender nem alugar coisas; pois, por mais que você detalhe (explique) o anúncio, ainda receberá pergunta idiota (isso me faz lembrar do personagem: "pergunta idiota, tolerância zero"). Ou quiçá eu não esteja feita para ser vendedora (rsrsr, só pode!).

Qual a dificuldade de entender um anúncio do tipo acima? Só pode ser falta leitura ou uma certa noção de interpretação básica.

Há pessoas que tem a loucura de enviar mensagem para perguntar quanto? Aí fico me indagando: quanto o que? A diária? Dez diárias? O natal? O Revellión?

- Custa especificar? Afinal, o quanto ($$) já foi especificado no anúncio; ou seja: é 75 reais a diária para até 5 pessoas e por no mínimo 5 dias. Para responder a esse simples e insignificante 

QUANTO, eu preciso saber a que ele se refere - certo?

Escrita
Leitura e Escrita

Outros ficam indagando o porquê de alugar só para mais de 5 dias. Assim, quem acaba ficando com dúvida sou eu: se o apartamento é meu, alugo por quanto tempo eu quero e POSSO. Já pensaram que poderia não compeçar, abrir e limpar uma casa por uma diária de apenas 2 ou 3 dias? Outra coisa. Já pensaram que o proprietário não vive próximo e que outros administram o imóvel (entrega de chaves e vistoria)? Acha mesmo que menos de 5 dias de diária compensaria abrir, limpar, ir para entregar chaves e ir para recebê-las de volta? Pensando em todas as despesas que tenho, mesmo 5 dias é bem insignificante para mim. Talvez até mude as regras (rsrsr).

Por favor gente - sempre há um motivo para uma regra - ou regras! Não dá para questionar isso; quando a coisa não encaixar na sua regra, procure alternativas em outro lugar - simples assim!

Quando escrevia esse texto me lembrei de um que li no facebook (post); desses que giram por aí - falava mais ou menos assim: 
Boa tarde a todos do grupo de estudos - ATENÇÃO!**
Hoje (terça-feira), a partir das 17 horas, estarei em frente a Universidade (no portão principal) vendendo os brigadeiros que vocês tanto gostam (ficarei até vender todos).
*O valor é de R$ 0,50 (cinquenta centavos) cada brigadeiro independentemente do sabor;
*Terei APENAS de chocolate puro; de chocolate com recheio de uva ou de morango.
*Não aceito vale transporte.

RESPOSTAS DO GRUPO

*Você tem de abacaxi?
*Quanto custa cada?
*Que horas você chega?
*Eu queria de chocolate branco.
*Posso te pagar outro dia ou com vale transporte?
*Onde te acho - que local estará?
**(A mensagem em questão deve ser alguém que faz parte de algum grupo de "estudo" do whatsApp - por isso cumprimentou dizendo: "olá a todos do grupo" - são pessoas que, em tese, se conhecem - logo, mais detalhes sobre, que Universidade seria essa, é desnecessário - mesmo assim, gerou esse monte de pergunta tola e repetitiva). Creio que uma coisa dessa só pode ser brincadeira ou comédia, visando ironizar os mal interpretadores de texto.

Aproveito para indicar um artigo meu sobre falácias argumentativas - tem muito a ver com interpretação (muito?? Não - quase tudo a ver e é super, mega interessante - modéstia à parte). O link número 2 é de nosso antigo perfil no JusBrasil).


2

Por Elane F. de Souza (ADV. , articulista e administradora dos Blogs. Divulgando Direitos e Diário de Conteúdo Jurídico).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *